OS ESCRITOS DE LUTERO
OS ESCRITOS DE LUTERO
Martinho Lutero escreveu muitas obras importantes, muitas das quais visavam reformar a Igreja Católica e desafiar seus ensinamentos e práticas. Eis uma lista de alguns de seus trabalhos mais importantes, juntamente com um breve resumo de cada um:
"Noventa e Cinco Teses" (1517) - Apontou 95 discordâncias com a Igreja Católica, incluindo a venda de indulgências, corrupção dentro da igreja e tratamento das Escrituras. É considerado o ponto de partida da Reforma Protestante.
"À nobreza cristã da nação alemã" (1520) - Defendeu a reforma da Igreja por dentro, desafiando a autoridade do Papa e defendendo os direitos das igrejas nacionais e dos príncipes de convocar os Concílios eclesiásticos.
"O cativeiro babilônico da Igreja" (1520) - Critica práticas da Igreja Católica Romana e defende o retorno aos princípios da igreja primitiva.
"Sobre a liberdade de um cristão" (1520) - Argumenta que os cristãos são livres das restrições tanto da Igreja, quanto do Estado, e que a verdadeira liberdade é encontrada no relacionamento com Deus.
"Palestras sobre o Livro de Romanos" (1515-1516) - Série de palestras sobre a carta aos Romanos. Nelas Lutero enfatizou a justificação pela fé e sacerdócio de todos os crentes.
"Palestras sobre o Livro de Gálatas" (1519) - Palestras sobre a carta onde enfoca o tema da justificação pela fé e que os cristãos não estão sujeitos à lei.
"Catecismo Menor" (1529) - Resumo das crenças da fé cristã, em formato de perguntas e respostas.
"Catecismo Maior" (1529) - Versão aprofundada do Catecismo Menor, com explicações e detalhes adicionais sobre as crenças da fé cristã.
"A Missa Alemã e a Ordem do Serviço Divino" (1526) -Defende o uso da língua alemã nos cultos, em oposição ao latim, língua usada na Igreja Católica.
"Conversas à Mesa" (1566) - Coleção de conversas que Lutero teve com seus amigos e colegas, registradas pelos participantes. Fornece informações e opiniões de Lutero sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo teologia, política e vida cotidiana.
Estas são algumas das obras mais importantes escritas por Martinho Lutero. Há ainda algumas outras: "Discurso à Nobreza Cristã da Nação Alemã sobre a Reforma do Estado Cristão" (1520); "O Sermão sobre Indulgências e Graça" (1518); "Sobre o papado em Roma, fundado pelo diabo" (1545); "Sobre a guerra contra os turcos" (1529); "Contra os Profetas Celestiais" (1525); "Palestras sobre os Salmos" (1513-1515); "A servidão da vontade" (1525); "Sermões" (várias datas); "A Grande Confissão" (1528).
Cada uma dessas obras teve um impacto significativo no desenvolvimento da Reforma Protestante e na formação do cristianismo moderno.
Marcos Inhauser
Comentarios
Publicar un comentario