AS INSTITUTAS
AS INSTITUTAS
O livro de Calvino que gerou impacto na sociedade em que viveu e na posteridade foi “As Institutas da Religião Cristã”. Trata-se de um resumo claro e definido das idéias do protestantismo. Publicada pela primeira vez em 1536, passou por inúmeras edições e revisões. Faz uma exposição sistemática dos pontos de vista de Calvino sobre o cristianismo, incluindo interpretações da Bíblia, doutrina da predestinação e pontos de vista sobre a natureza da igreja e da adoração cristã.
Dividida em quatro livros, cada qual versa sobre um aspecto da teologia. O primeiro livro apresenta os fundamentos da fé, a natureza de Deus, a Trindade e Jesus Cristo como Salvador. O segundo fala da doutrina da natureza humana e do pecado, a corrupção da humanidade pelo pecado original e o papel da graça em restaurar o relacionamento com Deus. O terceiro, enfoca os “meios de graça”: sacramentos, pregação e o papel do Espírito Santo. O quarto livro trata da natureza da igreja, com as posições de Calvino sobre a relação entre a Igreja e o Estado e sua compreensão do ofício de pastor.
As opiniões sobre a predestinação e a soberania de Deus tiveram impacto duradouro na teologia protestante e moldaram o pensamento cristão até hoje. As Institutas foram reconhecidas como um clássico da literatura cristã e continuam a ser lidas e estudadas por teólogos e leigos.
A teologia de Calvino que está nas Institutas consiste na compreensão da história da relação homem-Deus, da preexistência de Deus (anterior a tudo), que projetou todas as coisas, que criou anjos e foi traído, que criou o universo, transformou a Terra, e criou o Ser Humano. Desde a eternidade ele sabia que o ser humano cairia em pecado, querendo ser autônomo. Por isto Deus, desde a eternidade, predestinou a muitos para viver a eternidade consigo. Daí o plano de redenção e da entrega de seu Filho por muitos.
A estes, separados desde a Eternidade, Deus envia o Espírito Santo, levando-os a ter fé em Cristo e assim serem salvos. O porquê disto não é motivo de estudo por Calvino. Deus é Senhor, misterioso, misericordioso e soberano. A ninguém revelou o motivo desta Sua decisão, pois por justiça poderia ter condenado a todos, mas por misericórdia salvou a muitos.
Nas Institutas ele luta contra as doutrinas católicas da salvação pelas obras (sinergismo). Calvino não se cansou de afirmar: “Você não pode manipular Deus ou torná-lo seu devedor. É Ele quem salva; você não pode fazer isso por si mesmo.”
Ele não deixou de ensinar que os crentes devem demonstrar sua salvação através de atitudes. No quarto volume das Institutas, Calvino dedicou-se a organizar a vida prática da igreja através da administração eclesiástica voltada ao presbitério e à santidade.
Os pontos centrais da teologia de Calvino são: a.) Depravação Total: a humanidade está totalmente corrompida pelo pecado e é incapaz de seguir a Deus sem a ajuda do Espírito Santo; b.) Eleição incondicional: Deus escolheu desde a eternidade aqueles a quem Ele salvará, sem consideração de méritos que porventura possam ter; c.) Expiação Limitada: A morte de Cristo é eficaz apenas para os eleitos, não para toda a humanidade; d.) Graça Irresistível: Os escolhidos não conseguem resistir ao chamado do Espírito Santo para a salvação; e.) Perseverança dos Santos: uma vez salvo, uma pessoa não perde sua salvação.
Marcos Inhauser
Comentarios
Publicar un comentario