UMA REFORMA EM GESTAÇÃO

UMA REFORMA EM GESTAÇÃO Há quem acredite, ingenuamente, que a Reforma do século XVI surgiu como passe de mágica e que começou com Lutero. Equivoca-se. É essencial saber o que e quem veio antes para que a Reforma pudesse ser o que foi. Um deles foi João Wicliffe (1330 a 1384). Em 1372, recebeu seu Doutorado em Divindade em Oxford; em 1375, escreveu "O Domínio Divino" e em 1376 "Domínio Civil" onde declarou que somos "inquilinos" de Deus e que todo poder e domínio pertencem a Ele, que o deu a alguns homens, tanto justos quanto injustos. No entanto, ele disse que o poder civil ou eclesiástico não deve pertencer aos injustos. Em seus ensinamentos, disse que o clero em pecado deveria perder seus direitos e propriedades. Isso enfureceu Roma, que emitiu várias bulas papais para silenciar seus ensinamentos. Em resposta, Wicliffe aprofundou sua crítica à organização e aos ensinamentos da Igreja Romana. Seus principais ensinamentos foram: a.) Rejeitou os dogmas do catolicismo que não estavam explícitos na Bíblia; b.) Condenou a transubstanciação; c.) Negou o poder do sacerdócio sacramental, pois todos têm direitos e podem ter uma relação direta com Deus; d.) Negou a eficácia da missa, dizendo que a estrutura sacramental da igreja impedia a verdadeira adoração; e.) Negou confissão auricular a um padre; f.) Condenou a veneração de imagens; g.) Negou a existência do Purgatório; h.) Foi contrário ao celibato; i.) Iniciou a tradução da Bíblia para o inglês, que foi concluída por seus discípulos após sua morte. Em 1381, houve uma revolta camponesa na Inglaterra. A Igreja Romana, criticando Wicliffe, acusou-o de contribuir para a revolta. Morreu em 1384. Outro pré-reformador foi John Huss (1372 a 1415). Em 1398, consagrou-se ao sacerdócio e lecionou na Universidade de Praga. Foi influenciado por Wicliffe e Matheus de Janov. Foi pregador na capela de Belém, em Praga (1402). Em 1407, se identificou e aderiu às ideias reformistas, entre as quais: a.) Contra a imoralidade e luxúria no clero; b.) Contra a veneração do Papa; c.) Deus ênfase na pregação e no sacerdócio universal dos crentes; d.) A fé deve estar centrada em Cristo, valorizando a responsabilidade direta do ser humano perante Deus; e.) Só Cristo pode perdoar pecados e um dia Deus julgará o mundo; f.) Deu importância ao pão e ao vinho na Eucaristia; g.) Deu importância à palavra de Deus para a transformação do ser humano; h.) Incentivou a tradução da Bíblia para línguas populares. Em 1412, deixou a cidade de Praga devido à perseguição e mudou-se para a Boêmia. Em 1414, Huss foi convidado para o Concílio de Constança, com a promessa de "passe-livre", mas foi preso e julgado por heresia. Quando questionado sobre a veracidade das acusações, ele simplesmente disse que se retrataria se seus erros fossem comprovados pelas Escrituras. Ele foi condenado e cremado em 6 de julho de 1415. Erasmus (1466 a 1536) humanista, teólogo e estudioso holandês, é considerado um dos maiores estudiosos do Renascimento e é referido como o "Príncipe dos Humanistas". Sua obra mais famosa é o Novo Testamento Grego, conhecida como a "Bíblia de Erasmo" (1516). Também escreveu "O Elogio da Loucura", obra satírica sobre os excessos e corrupção da Igreja. Suas ideias: a.) Enfatizava a dignidade do indivíduo e a importância da razão e da educação; b.) Acreditava que a Igreja deveria retornar aos ensinamentos simples e puros da Bíblia; c.) A Igreja deveria se reformar por dentro, em vez de ser reformada por forças externas; d.) Foi contra a venda de indulgências; e.) Foi contra o uso de relíquias; f.) Pediu maior ênfase na piedade individual; g.) Enfatizou a necessidade do retorno ao estudo das Escrituras; h.) Defendeu o uso da razão e da educação para promover reformas religiosas e morais; i.) Buscou uma abordagem mais tolerante e compassiva da religião. A gestação da Reforma durou séculos, onde Deus, na Sua sabedoria e na dispensação da Sua graça, foi levantando pessoas para ir amadurecendo o que se faria mais tarde. Marcos Inhauser

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