MENNO SIMONS Menno Simons (1496-1561), líder anabatista e teólogo, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento e disseminação do movimento anabatista, particularmente nos Países Baixos (atuais Holanda e Bélgica). Há que se recordar que o anabatismo foi uma reforma dos não-teólogos, cuja liderança foi morta precocemente. Aliado ao fato de terem de se mudar constantemente, não conseguiam produzir e escrever tal como um movimento desta magnitude exigia. O surgimento de Menno Simon deu ao anabatismo a pessoa com capacidade intelectual, dinamismo e visão para colocar no papel o que estavam anunciando com sendo anabatista. Ainda que tardiamente, ele veio a ser o teólogo do movimento. Sua ênfase no discipulado pacífico influenciou a tradição anabatista. Ele nasceu em Witmarsum, Frísia (atual Holanda) por volta de 1496. Estudou para se tornar sacerdote católico e foi ordenado em 1524. Inicialmente, ele não estava comprometido com sua fé e estava mais interessado com as atividades intelectuais da época. Sua jornada espiritual deu uma guinada quando encontrou os escritos de Lutero e outros reformadores. Depois de intensa reflexão pessoal e estudo das Escrituras, Menno Simon questionou diversas doutrinas e práticas da Igreja Católica, passando a ser crítico do batismo infantil, acreditando que ele deveria ser substituído pelo batismo adulto como um compromisso pessoal. Suas dúvidas e crescente insatisfação com a Igreja Católica o levaram a deixar sua posição como padre em 1536 e se juntar ao movimento anabatista. Ao se juntar a eles, ganhou destaque devido aos seus insights teológicos e habilidades de liderança. Tornou-se conhecido por sua postura pacifista, enfatizando a natureza pacífica da vida cristã. Foi um afastamento de algumas facções radicais anabatistas, que tinham sido associados à violência e agitação social. Neste ponto, ele foi o grande contraponto às acusações, infundadas, de que a Revolta dos Camponeses era uma rebelião anabatista) A influência e a autoridade de Menno Simon expandiram-se à medida que viajava, organizando e guiando comunidades anabatistas em todos os Países Baixos. Enfrentou perseguição e teve que se mover para evitar a captura por autoridades que consideravam o anabatismo herético e politicamente perigoso. Apesar disto, ele continuou a escrever, produzindo numerosos tratados teológicos e cartas que moldaram crenças e práticas anabatistas. Marcos Inhauser

Comentarios

Entradas más populares de este blog

OS ESCRITOS DE LUTERO

DIMENSIÓN POLÍTICA DEL SACERDOCIO UNIVERSAL

CARACTERÍSTICAS DE LA EXCOMUNIÓN